21 de mai. de 2015

10 mitos sobre o Profissional de Letras



Hoje, dia 21 de maio, comemoramos o dia do Profissional de Letras, também chamado de Letrólogo ou Beletrista.




Listamos abaixo os 10 mitos mais comuns sobre o Profissional de Letras:


1) Não, não somos um dicionário ambulante. 



2) Não, não ficamos corrigindo mentalmente tudo o que as pessoas falam. De vez em quando sim, sempre, não. hihihihihihihihi



3) Mas sim, tudo o que a gente LÊ a gente revisa mentalmente. Até frasco de xampu? Sim, e xampu é com x mesmo. 



4) Não, não vamos corrigir seu livro, seu texto, sua redação ou seu TCC 'rapidinho', dando só uma 'olhadinha'. O processo de correção consiste em pegar toda nossa bagagem cultural, ler o seu texto, pesquisar as partes em que tivermos dúvida, deixar lindo e depois entregar. =D HAHAHAHa resumidamente é isso!



5) Quem faz Letras necessariamente quer lecionar? Não necessariamente, mas a formação 'licenciatura' tem esse objetivo.


6) Quem faz Letras ganha muito pouco? Depende, tudo depende. 



7) Quem faz Letras pode ser tradutor? Pode, o curso pode ser uma base. Para ser tradutor precisa estudar + português, + o idioma estrangeiro, tudo MAIS. Não é fácil, mas é uma profissão com a qual eu me identifico. Tem muita gente que não gosta de traduzir, prefere revisar. Tem gente que não gosta de nada disso, prefere dar aulas de gramática. Tudo depende.



8) Quem faz Letras pode ser Pesquisador? Seguir na área acadêmica? Sim, perfeitamente.



9) Posso entrar na faculdade sem saber nenhum idioma e deixar para aprender na faculdade? Pode, eu não recomendo, porque alguns cursos de idiomas da faculdade já começam com um nível intermediário. Varia, dependendo da faculdade mesmo.



10) Todos os cursos de Letras são iguais? Não, por isso é importante ver a grade curricular do curso, verificar se a faculdade/universidade é reconhecida pelo MEC, e depois escolher =)




Mas e você, prestou Letras por qual motivo?




























←  Anterior Proxima  → Página inicial

15 comentários:

  1. foi uma cilada na qual tirei algum proveito.

    ResponderExcluir
  2. Eu gostei de pegar meu canudo, mas, a universidade foi uma decepção!

    ResponderExcluir
  3. Dizer "eu não recomendo" pra a questão dos idiomas foi bem vacilo, hein?
    Letras é um dos cursos com maior entrada de alunos de escola pública, tanto pela identificação com o ensino quanto pelo viés político da literatura, e todos sabemos que não se aprende nada sobre outros idiomas na escola pública.

    Eu vim de escola publica, entrei em Letras e hoje falo inglês fluente, espanhol e árabe. Falava um pouco de inglês, mas muitos colegas que não falavam nem uma palavra hoje são fluentes.

    As regras oficiais da usp proibem professores de passar textos obrigatórios que não tenham tradução para o português ou espanhol (apesar de muitos professores desrespeitarem essa regra), justamente com o intuito de democratizar o ensino.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo! Porém, penso que tenha sido dito isso pelo fato de *algumas universidades* começarem exigindo muito dos alunos logo após ingressarem no curso e, como sabemos, muitos entram com a ideia de ser um cursinho de inglês (ou qualquer que seja o idioma), e não é bem assim que o curso funciona. Além disso, é um curso riquíssimo e muito belo!

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    3. Nas universidades públicas e privadas aqui do Rio é necessário saber inglês e espanhol se você for cursar Português/Inglês ou Português/Espanhol. No vestibular das faculdades públicas, inclusive, vc faz prova desses idiomas.

      Claro que nenhuma instituição vai te impedir de se matricular em tais cursos, mas saiba que as aulas são nesses idiomas, os textos idem, as provas idem.

      Excluir
  4. Muito bom o texto! Adorei! Sou formada em Letras, amo escrever e ler e Tb leciono. Bjsss www.janelasingular.com.br

    ResponderExcluir
  5. Formei em Letras e sempre fui ótima em matemática!
    ;)

    ResponderExcluir
  6. Uma cilada onde sempre quero estar( por querência).

    ResponderExcluir
  7. Quero muito fazer Letras mas estou na dúvida se faço na UNIP ou se volto para psicologia que já cursei dois anos. Voce poderia entar em contato comigo pelo meu e-mail e me dizer tudo o que voce sabe sobre letras? patinha_p_@hotmail.com

    ResponderExcluir
  8. Tá difícil cursar, mas não gosto de nada fácil!

    ResponderExcluir
  9. Muito legal!
    Mas eu discordo completamente com a ideia de que o estudante do curso de Letras não tenha nem um pouco de afinidade com ciências exatas.
    Eu mesma sempre amei física e química do E.M.
    Eu tenho uma amiga que cursou Letras e agora está cursando Geologia (Ambos em Universidades públicas)sendo aluna de escola pública.

    ResponderExcluir
  10. Melhor curso. Recomendaria a todo mundo de humanas a fazer esse curso antes de qualquer outro. Hj sou formada em Direito, mas foi Letras que abriu minhas portas para o mundo.

    ResponderExcluir
  11. Letras deveria ser pré-requisito para todos os cursos, haha. Amo meu curso! ❤

    ResponderExcluir

E aí, beletrista, o que achou?