Hoje saiu na Folha de SP uma matéria sobre a formação de professor, dizendo que "temos muita teoria e pouca prática" (link aqui).
"Os professores chegam às escolas com bom conhecimento da sua disciplina, mas não sabem como ensinar", disse à Folha o secretário estadual de Educação de São Paulo, Herman Voorwald.
Concordo, ex-reitor-da-unesp! E por que isso acontece? Pelo simples fato que nosso estágio não é remunerado e muuuita gente precisa trabalhar para se sustentar durante a graduação, sabe?!
Mas diferente de outras áreas em que o pessoal estagia e ganha de 600, a 800, 1200 reais mensais, nós temos que fazer isso de graça! E o pior de tudo: somos OBRIGADOS a fazer isso de graça, senão não nos formamos (licenciatura). A desvalorização do professor começa desde a formação embrionária de professor!
Mas diferente de outras áreas em que o pessoal estagia e ganha de 600, a 800, 1200 reais mensais, nós temos que fazer isso de graça! E o pior de tudo: somos OBRIGADOS a fazer isso de graça, senão não nos formamos (licenciatura). A desvalorização do professor começa desde a formação embrionária de professor!
Na opinião do secretário, cuja rede tem 200 mil professores, um docente de matemática, por exemplo, é muito mais um matemático do que um professor.
Sim, e um docente de Letras é muito mais literato/linguista do que um professor.
Para Voorwald, as licenciaturas deveriam ter menos conteúdos específicos das matérias e mais técnicas sobre como dar aulas.
Bééé, discordo. eu já acho que tem muito pouco conteúdo em 4/5 anos de estudo, a carga horária é muito reduzida para um curso de humanas que formam pensadores. Menos do que isso é educação tecnicista, voltada ao mercado de trabalho. Penso da seguinte forma: por que não podemos estagiar na própria universidade, em uma escola vinculada com a universidade, onde o professor de estágio LITERALMENTE nos supervisionasse? E ganhássemos para isso? É pedir muito uma formação em excelência e qualidade? Acho que só dessa forma eu acreditaria que a parte de licenciatura não é picareta.
Presidente da comissão de graduação da Faculdade de Educação da USP, Manoel Oriosvaldo discorda que a formatação dos cursos de pedagogia e de licenciatura seja responsável pela má qualidade do ensino básico."Com o salário que se paga ao professor, é difícil convencer um jovem a assumir uma sala de aula", afirma. "Se as condições de trabalho melhoram, sobe o nível de quem seguirá na carreira."
B-I-N-G-O!!! BI-AI-ÉN-GI-OU / BI-AI-ÉN-GI-OU / BI-AI-ÉN-GI-OU and BINGO was his name-o! uahauhauhauhauhauhauh lembram da musiquinha do BINGO? (para aqueles que estudaram inglês em algum momento da sua vida!!! kkkkk relembrem aqui ! uahuahuhauhauha morriiii morriiii)
Qualquer um trabalha SUPER BEM com dinheiro, neh, convenhamos... se nós estudamos para isso, queremos exercer a profissão e ganhamos mal = como vocês acham que a coisa fica?! Mas daí vem o gênio da lâmpada e nos traz essa reflexão esclarecedora para o mundo... AUHAUHAUHAHUAHUAHU
Fiquem com Zeus, um beijo! =)))
PS: Qualquer erro ortográfico não me avisem, não quero saber! uahuahuhaahuauh



Tô trabalhando há dois meses com o salário atrasado, canso de ouvir ''essa semana entra na conta'' <3
ResponderExcluirfica assim não migs, dias melhores virão!
Excluirkd sindicato? kd barraco?
Trabalhei 5 meses sem receber salário. Isso que eu só recebia R$200,00 por mês. Imagina se fosse mais. Enfim...ainda não recebi nada.
ResponderExcluiroO vc vai pro céu auhauhhauahu
ExcluirBem isso, afinal de contas não consigo pagar meu aluguel com abraço, né. Esse argumento é uma merdona, não me conformo que tem gente que repita isso hoje em dia.
ResponderExcluiré com amor que a gente estuda, mas é aquela velha história que amor não enche a barriga...
ResponderExcluirolha, não é nada animador estudar Letras (ou qualquer licenciatura hoje em dia), concordo com muitas coisas que você deu como reposta.
ResponderExcluirMas de fato, há visões diferentes de faculdades, eu fiz dois anos de PUC e depois fui para UFPR, a diferença é gritante. Enquanto aquela realmente era a escolinha e implantava em nossa cabeça que SÓ seríamos professores, esta catedratizava os alunos para serem pesquisadores (mas hein, o curso não é licenciatura?!)
Eu fiz estágio remunerado como professora assistente, mas SIM é uma merreca, e também não aguentei se capacho... Até resolver ir para outros lados da força (peguei alguns estágios que cobravam licenciatura mas sem precisar ser como docente!)
Mas concordo que falta a prática, mas poderia ser mesmo na própria faculdade, como Direito, Secretariado, e alguns outros cursos têm Escola/Escritório-Modelo e os cambal...
exatamente, concordo!
Excluiruma escola-modelo seria ideal!