Que também é cultura, diga-se de passagem!
Ler para uma criança é fundamental. E saber ler não é apenas ir para a escola e a criança ler ali, todos os dias. O "saber ler" vai ser desenvolvido quando ela, por vontade própria, for até uma estante ou uma biblioteca e ler um livro por vontade própria. Por que "deixaram a criança com vontade de ler".
Ler é uma delícia. E vicia. Você, por acaso, conhece alguém que já foi muito leitor e hoje não tem prazer algum em ler? Conheço pessoas que sempre leram muito, e que depois que pararam (por excesso de compromissos) sentem uma falta grande desse tempo precioso e maravilhoso que é o mundo mágico da leitura.
Dê livros de presentes. Mesmo que a pessoa não goste de ler.
Meu pai não é um aficcionado por leitura. Ele gosta de ler notícias de esporte no jornal. Mas romances, não. No dia dos pais, dei um presente diferente: um livro! E era como um desses, mas o que eu dei não é dessa "escritora"[?!]. São livrinhos animados que quando folheamos, vemos um filme... igual como eram os desenhos antigamente =)
E é um livro. É um começo.
Muita gente critica a leitura dos jovens de hoje com os BEST SELLERS da vida. Mas gente, são livros! E estão lendo! Por que não ler com eles, se aproximar do mundo deles, e dar os devidos créditos para os novos leitores? Depois de ler Percy Jackson com eles, comece aprofundando literatura grega, puxe para a nossa... e no Brasil, será que temos alguma mitologia? E chegará ao folclore e PRONTO! Uma grande ideia para um plano de aula P-E-R-F-E-I-T-O! E vá aproximando temas, vá evoluindo cronologicamente na conversa, questione os alunos e provoque-os para também questionarem.
Por que os homens "antigos" começaram a acreditar na mitologia?
Como isso chegou até nós?
Como a mitologia está inserida hoje na sociedade?
E na literatura brasileira?
Bom, algumas questões já cheguei a trabalhar em sala de aula durante o estágio da licenciatura... e para quem quiser dar uma olhada, virou publicação (anais de congresso). Clique aqui.
KABUM!!!
E assim, dessa forma, você acabou de conquistar um leitor! =)
Abaixo segue o vídeo. Se não abrir, clique aqui. Ou aqui.




0 comentários:
Postar um comentário
E aí, beletrista, o que achou?